Pesquisar neste blog

Reversor de URL

Preencha no primeiro campo a URL invertida e dê "TAB"

Sua URL está pronta! É só colar no navegador.

Desenvolvido por Jade Guerra as 03:12 am data 02/04/2011

buscape

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Bom dia leitores,
Gostaríamos de pedir que vocês alem de ler postassem aqui na parte de comentários, sobre que assuntos vocês gostariam de ler, nos ajude a melhorar nosso editorial!!

att,

Editores Politicagem popular

sábado, 21 de março de 2015

Significado de Direita


Abertura da Assembleia dos Estados Gerais (Versalhes5 de Maio de 1789).

O que é Direita:




Direita é uma palavra que pode representar um posicionamento político, partidário e ideológico que tem, tradicionalmente como característica, a defesa dos interesses da sociabilidade burguesa, estereotipada pela figura do homem branco, heteronormativo, cristão, monogâmico e proprietário.

De acordo com um conceito primário das Ciências Políticas, a direita é marcada pelo conservadorismo social e do governo, defendendo os direitos individuais e os poderes sociais, colocando valores religiosos e tradicionais como essenciais para a construção de uma sociedade moralmente decente, limitando qualquer tipo de reforma social nesse aspecto.

Ou seja, os políticos e grupos "de direita" representam todos os interesses das elites e classes economicamente dominantes de um país.

Para compreender melhor a origem do conceito de "direita" para a política, é necessário observar o cenário da Revolução Francesa (processo revolucionário fundamentado em conceitos da filosofia iluminista), no final do século XVIII. O termo "direita" referia-se ao grupo de parlamentares que se sentava ao lado direito do presidente da Assembleia Nacional Constituinte, enquanto elaboravam as leis que iriam reger a república, em substituição ao regime monárquico.

Esses políticos defendiam ideais e leis mais conservadoras e tradicionalistas, em confronto aos políticos que sentavam à esquerda, que defendiam propostas políticas mais radicais, que trariam maior impacto e mudança para a sociedade.

A partir desta configuração, as ideias passam a ser associadas aos termos "direita" ou "esquerda", para definir a preferência política de cada um: conservador ou revolucionário.

No século XIX, a classe dominante foi marcada pela burguesia, enquanto que a classe operária tentava definir alternativas para criar projetos que favorecessem toda a sociedade de forma igualitária. Conceitos como o Socialismo, Anarquismo e o Comunismo surgiram e passaram a ser classificados como parte das ideias "esquerdistas", enquanto que os ideais da burguesia, como o Liberalismo, que tinha como objetivo preservar as relações e privilégios mantidos pelos mais ricos, e outros regimes totalitários, como o Fascismo e o Nazismo, passaram a ser associados à "direita".

Em inglês, a palavra "direita" é traduzida para “right” e "esquerda" é “left”. No entanto, quando a palavra é usada no âmbito da política, um partido de direita é descrito como “right-wing” (ala direita) e os de esquerda como “left-wing” (ala esquerda).

Direita e esquerda


Um posicionamento político , partidário e ideológico de direita é marcado por ideais que favorecem as classes dominantes e elites burguesas, não dando espaço para mudanças muito profundas no sistema de poder tradicional.

Já os grupos de esquerda, apoiam um processo de reforma social ou revolução socialista, onde o Estado passa a ter mais influência sobre a sociedade. As ideologias de esquerda defendem os benefícios das classes sociais menos favorecidas e mais carentes.

O uso das expressões "direita"e"esquerda" também pode ser analisado através da perspectiva de transformações de um contexto político.

Por exemplo, os grupos partidários que se opõem ao regime de governo vigente em uma nação, podem ser considerados "de esquerda", enquanto que a ala que defende o governo em vigência podem ser classificados como "de direita". Deste modo, o conceito de "direita" e "esquerda" passa a ser definido pela ideologia de quem controla o poder central vigente.

Direita no Brasil


Atualmente, no Brasil não existem partidos políticos que se intitulam como sendo "de direita", em seu sentido clássico. Porém, podemos encontrar alguns traços de grupos conservadores que apoiam ideais típicos de partidos de direita.

Muitos cientistas políticos acreditam que o conceito maniqueísta de "direita" e "esquerda" está defasado, pois existem muitas variantes entre os posicionamentos políticos atuais, que mesclam ideologias tipicamente "esquerdistas" com atitudes e interesses que beneficiariam os "de direita".


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por postar sua opinião nossa equipe agradece.