
Balanço do governo aponta queda de 28,6% nos casos de dengue no país
Até março deste ano foram registradas 114.355 ocorrências da doença.
Sete estados, no entanto, tiveram aumento de notificações de dengue.
Os estados que concentram 72% dos casos da febre hemorrágica são Bahia (30%), Espírito Santo (15,8%), Mato Grosso (11,5%), Roraima (9%) e Minas Gerais (6%). Os estados da Bahia, Acre, Roraima, Amapá, Minas Gerais, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul registraram aumento de notificações de dengue.
Acompanhando a tendência nacional, todas as regiões do país registraram queda no número de casos. No Rio de Janeiro, apesar da expressiva redução de notificações, o alerta contra a doença deve ser mantido, de acordo com o Ministério, devido à alta densidade populacional, às condições climáticas favoráveis à multiplicação do mosquito transmissor da dengue e ao grande fluxo de turistas.
A anos vemos campanhas sobre uma criatura pequenina, mas verdadeiramente mortal: o Aedes Aegypti. E mesmo assim continuamos com a fábula encantada: "O que o que acontece na casa do meu vizinho, com a família do meu conhecido, nunca acontecerá conosco". Quantas pessoas mais será necessário virem ao falecimento? Quantas mães terão de chorar no caixão de seus filhos e seus filhos chorarem no caixão de suas mães para que tomemos cuidados simples e diários com nosso "habitat natural"?
É incrível pensar que nós, homo sapiens, sendo o único animal racional do planeta, não consigamos, nem entre nossos governantes, nem em nossa própria sociedade, ter o mínimo de organização para conseguirmos derrotar um simples mosquito!!! Mas, contudo, entretanto, todavia, gosto de acreditar na mobilização social como a grande ferramenta para a solução de nossos problemas, acreditando assim que nossa sociedade acordará para este pequenino problema e conseguirá fazer o simples: não deixar água empoçada em nunhum tipo de lugar para não fazermos mosquitinhos de estimação, que como verdadeiras víboras, acabam por nos deixar doentes e, em certos casos, até matar.
Espero que com mais este caminho público para a informação, o restante de nossos governantes e sociedade consigam pôr a mão na conciência e resolvam este "simples problema".
João Flavo De La Guerra
tah + que apoiado Joao como é que nos brasileiros nao conseguimos conbater esse bichinho tao insignificante que nos tras tantos danos a saude!!!!se todos se unissem com o mesmo objetivo tenho certeza que a MAIORIA dos problemas seriam resolvidos..afinal uma andorinha so nao faz verão
ResponderExcluir