Pesquisar neste blog

Reversor de URL

Preencha no primeiro campo a URL invertida e dê "TAB"

Sua URL está pronta! É só colar no navegador.

Desenvolvido por Jade Guerra as 03:12 am data 02/04/2011

buscape

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Bom dia leitores,
Gostaríamos de pedir que vocês alem de ler postassem aqui na parte de comentários, sobre que assuntos vocês gostariam de ler, nos ajude a melhorar nosso editorial!!

att,

Editores Politicagem popular

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Resoluções do TSE pretendem facilitar atividade política, afirma Lewandowski

Brasília - O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, afirmou hoje (14) que a edição de resoluções da corte não significa que o Judiciário esteja exercendo a função do Congresso Nacional de legislar. Lewandowski reforçou a necessidade de atualização do Código Eleitoral do país como forma de minimizar a participação do Poder Judiciário no processo eleitoral.

“É preciso deixar claro que as resoluções, 85% das resoluções editadas pelo TSE, reproduzem na íntegra as várias legislações que dizem respeito à questão eleitoral, uma sistematização. Os 10% consolidam a jurisprudência do TSE no sentido da interpretação da legislação eleitoral e os outros 5% das resoluções cuidam de questões operacionais”, argumentou o ministro.

Para ele, a intenção de limitar a atuação do TSE pode enfraquecer a democracia. “O TSE surgiu em 1932 no bojo da revolução de 1930 e teve objetivo de moralizar os costumes políticos. Toda vez que a Justiça Eleitoral foi enfraquecida a própria democracia foi enfraquecida. Isso aconteceu no Estado Novo, de 1937 a 1945, na ditadura getulhista [referência ao ex-presidente Getúlio Vargas] e durante o regime militar”, ressaltou.

De acordo com o presidente do TSE, para minimizar a participação da Justiça no processo político, é preciso que o Código Eleitoral seja atualizado. “Nosso Código Eleitoral tem mais de 50 anos. Está defasado. Temos normas eleitorais na Constituição, na legislação complementar, na legislação ordinária e isso precisa ser harmonizado. Quando o TSE edita resoluções é justamente no sentido de facilitar a atividade dos políticos e de todos aqueles que se dedicam a organização das eleições.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por postar sua opinião nossa equipe agradece.